domingo, 6 de maio de 2012

História do Dia da Mãe

As mais antigas comemorações conhecidas do Dia da Mãe foram criadas na Grécia Antiga, durante as comemorações primaveris, que prestavam homenagem a Rhea (Mãe dos Deuses).
Já em Roma se festejava o Dia da Mãe, em honra de Cibele (Mãe dos Deuses Romanos), estas comemorações terão começado, por volta de 50 a.C..
                Em Inglaterra, durante o século XVII comemorava-se, no quarto Domingo da quadra da Quaresma, o Domingo da Mãe.
                Nos Estados Unidos da América, em 1904, Anna Jarvis perde a sua Mãe,  e, por sua sugestão, passados três anos é celebrado o primeiro Dia da Mãe, a 10 de Maio de 1907, na Igreja de Grafton. No ano de 1911, tal fora estrondoso o êxito da campanha iniciada por Anna,  já se festejava o Dia da Mãe em quase todos os Estados dos EUA. Decorria o ano de 1914 e o então Presidente dos EUA Woodrow Wilson declarou o segundo Domingo de Maio, como o Dia da Mãe oficial.
Em Portugal, no passado, o Dia da Mãe era celebrado no dia 8 de Dezembro, mas actualmente, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo, a festividade ocorre no primeiro Domingo de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente aqui a notícia.

Leituras, contos e recontos!

Após leituras várias, contos e recontos orais e escritos, o Renato e a Beatriz do 11ºI , o João e o Bruno do 12ºK, apoiados pela professora ...