Centenário da 1ª Guerra Mundial em e-book pelos olhos e pelas palavras dos alunos do 9ºano.
http://issuu.com/dinha2/docs/ver_ouvir_e_sentir_nas_trincheiras_/1
terça-feira, 2 de junho de 2015
Se eu fosse..... Poema do 10ºD

Se eu fosse invisível
Isso seria
inesquecível.
Se eu fosse um flash
Era sempre a abrir.
Se eu fosse uma flor
Distribuía amor.
Se eu fosse uma
bolacha
Seria a última do
pacote.
Se eu fosse pastor
Serias a minha cabra.
Se eu fosse um animal
Seria um urso
Porque poderia
hibernar o inverno todo.
Se eu fosse astronauta
Levava-te à lua
Porque tu já me levas
ao céu.
Se eu fosse o Super-homem
Conhecias o infinito.
Se eu fosse um pássaro
Seria uma águia
Ser livre e
determinada
Ter razões para viver.
Se eu fosse um carro
Conduziria até chegar
perto de ti
Para te abraçar e
cuidar de ti.
Se eu fosse um carro
Acelerava sempre nas tuas curvas.
Se eu fosse uma
armadura
Seria a tua proteção
Para nenhuma bala te
trespassar.
Se eu fosse um jogador
de futebol
Seria o Ronaldo
Porque ele tem um dom
e eu também.
Se eu fosse mar
Seria essência da
vida.
Se eu fosse um
instrumento
Seria um violino
Para poder ouvir a
minha melodia.
Se eu fosse o teu
professor
Ensinava-te línguas.
Se eu fosse uma caneta
Escrevia-te um poema.
Se eu fosse um livro
Terias páginas em
branco para reescreveres.
Se eu fosse um grande
pensador
O meu verdadeiro
ofício
Seria ser sonhador.
Se eu fosse um pássaro
Ganharia asas para
voar.
quarta-feira, 6 de maio de 2015
À conversa sobre o 25 de abril
Na sexta-feira, 24 de abril, na aula de português eu e os meus colegas fomos à biblioteca para ouvir poemas e o testemunho de pessoas que viveram o 25 de abril.
O professor Noel Miranda (vice-presidente da Rocha Peixoto) contou-nos um pouco sobre a sua vida pessoal na altura do 25 de abril.
O que me marcou mais foi saber que não havia igualdade, as pessoas não tinham cultura e eram questionadas se andassem mais de duas pessoas juntas.
Ao escutar aquelas experiências de vida percebi que eram tempos duros e difíceis. Ainda bem que não passei por aquilo!
Guilherme Azevedo, 7ºC
quarta-feira, 15 de abril de 2015
sexta-feira, 4 de abril de 2014
SUGESTÕES DE LEITURA
Passa na biblioteca e requisita um livro para "viajares" nas férias. Aproveita as sugestões da Ana Pedro ou partilha as tuas!
terça-feira, 18 de março de 2014
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
CORRENTES d'ESCRITAS ao vivo!
Como já é hábito de longos anos, três escritores dos muitos participantes neste encontro deslocam-se à nossa escola para estarem de perto com alunos e professores e conversarem sobre as suas produções literárias e as suas experiências de vida. Algumas turmas do 12ºano fizeram um trabalho prévio de pesquisa e apresentaram os escritores convidados deste ano - Margarida Ferra, Andrés Neuman e José Rentes de Carvalho. Foi deveras interessante ouvir que está nas nossas mãos, nas dos jovens em particular, a capacidade de mudar, sendo as palavras instrumentos de mudança essenciais.Podes requisitar na Biblioteca títulos destes autores e ficarás a conhecer melhor o que escrevem, dizem e pensam.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
