terça-feira, 2 de junho de 2015

Se eu fosse..... Poema do 10ºD



Se eu fosse invisível
Isso seria inesquecível.

Se eu fosse um flash
Era sempre a abrir.

Se eu fosse uma flor
Distribuía amor.

Se eu fosse uma bolacha
Seria a última do pacote.                                         

Se eu fosse pastor
Serias a minha cabra.

Se eu fosse um animal
Seria um urso
Porque poderia hibernar o inverno todo.

Se eu fosse astronauta
Levava-te à lua
Porque tu já me levas ao céu.

Se eu fosse o Super-homem
Conhecias o infinito.

Se eu fosse um pássaro
Seria uma águia
Ser livre e determinada
Ter razões para viver.

Se eu fosse um carro
Conduziria até chegar perto de ti
Para te abraçar e cuidar de ti.

Se eu fosse um carro
Acelerava sempre nas tuas curvas.

Se eu fosse uma armadura
Seria a tua proteção
Para nenhuma bala te trespassar.

Se eu fosse um jogador de futebol
Seria o Ronaldo
Porque ele tem um dom e eu também.
Se eu fosse mar
Seria essência da vida.

Se eu fosse um instrumento
Seria um violino
Para poder ouvir a minha melodia.

Se eu fosse o teu professor
Ensinava-te línguas.

Se eu fosse uma caneta
Escrevia-te um poema.

Se eu fosse um livro
Terias páginas em branco para reescreveres.

Se eu fosse um grande pensador
O meu verdadeiro ofício
Seria ser sonhador.

Se eu fosse um pássaro

Ganharia asas para voar.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

À conversa sobre o 25 de abril




Na sexta-feira, 24 de abril, na aula de português eu e os meus colegas fomos à biblioteca para ouvir poemas e o testemunho de pessoas que viveram o 25 de abril.

O professor Noel Miranda (vice-presidente da Rocha Peixoto) contou-nos um pouco sobre a sua vida pessoal na altura do 25 de abril.
O que me marcou mais foi saber que não havia igualdade, as pessoas não tinham cultura e eram questionadas se andassem mais de duas pessoas juntas.
Ao escutar aquelas experiências de vida percebi que eram tempos duros e difíceis. Ainda bem que não passei por aquilo!

Guilherme Azevedo, 7ºC

sexta-feira, 4 de abril de 2014

SUGESTÕES DE LEITURA

Passa na biblioteca e requisita um livro para "viajares" nas férias. Aproveita as sugestões da Ana Pedro ou partilha as tuas!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CORRENTES d'ESCRITAS ao vivo!

Como já é hábito de longos anos, três escritores dos muitos participantes neste encontro deslocam-se à nossa escola para estarem de perto com alunos e professores e conversarem sobre as suas produções literárias e as suas experiências de vida. Algumas turmas do 12ºano fizeram um trabalho prévio de pesquisa e apresentaram os escritores convidados deste ano - Margarida Ferra, Andrés Neuman e José Rentes de Carvalho. Foi deveras interessante ouvir que está nas nossas mãos, nas dos jovens em particular, a capacidade de mudar, sendo as palavras instrumentos de mudança essenciais.Podes requisitar na Biblioteca títulos destes autores e ficarás a conhecer melhor o que escrevem, dizem e pensam.



CORRENTES de POESIA

No dia 19 de fevereiro começou na Rocha a Corrente de Poesia das CORRENTES d'Escritas. Deslocaram-se à Escola  três vozes transeuntes nas ruas da poesia que é   é um projeto com coordenação e seleção de textos de Isaque Ferreira, com Isaque Ferreira, João Rios e Renato Filipe Cardoso.
 A poesia surgiu sem se esperar na secretaria, na sala de convívio, nas salas de aula, nas oficinas, nos laboratórios e na Biblioteca. Os poetas divertiram-se e os ouvintes também!