segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Páginas de Liberdade

Este filme foi passado no dia das Bibliotecas como ponto de partida para uma reflexão sobre a importância da leitura e da escrita como formas de exprimir o sentir de cada um e instrumentos de mudança.
Esperam-se os comentários dos que assistiram ao filme na biblioteca e de todos os outros que acharem por bem dar o seu contributo.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Leituras Horríveis!

Dia das Bruxas ou Halloween, como quiserem.Esta é uma tradição que remonta há muitas séculos e reveste formas diferentes. Bruxas, vampiros, espíritos malignos, bem e mal, existem em todas as culturas, reais ou imaginários. Este é mais um motivo para requisitar um livro" horrível" na biblioteca e deixar-se levar pela imaginação!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

28 de outubro - Dia Internacional da Biblioteca Escolar

A Biblioteca deve ser uma porta aberta para o mundo, em que cada livro abre uma caixa de magia que te leva onde quiseres. Tudo mudou desde os tempos dos livros fechados em armários, acessíveis só a alguns.
Quem não se lembra de uma biblioteca parecida com a do video que aqui podes ver?


Outubro - mês das bibliotecas escolares


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Inspira-te nos varredores de estrelas...







Solta a tua imaginação e escreve a narrativa que o vídeo te sugere. Aproveita os comentários a este post para a enviar.
À melhor narrativa será atribuída uma "estrela doce"!

domingo, 15 de setembro de 2013

MAIS UM DESAFIO!

Novidade é a palavra-chave - novo ano, nova escola, novos amigos, novos professores, ...nova vida!
Aos alunos que vem pela primeira vez para a nossa escola foi dedicada atenção especial para que a sua integração seja mais fácil e se sintam bem nesta escola.
Alguns dos alunos que integram o Grupo da Medeiação e Gestão de Conflitos apadrinharam os mais pequenos que iniciam o seu percurso escolar nesta escola  que representa um mundo completamente diferente.
A todos a Biblioteca deseja um bom começo e sucesso!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Projeto Ler+Mar - 5ª tertúlia

O Projeto LER + Compensa, levado a cabo pelo Centro Novas  Oportunidades da Escola Secundária de Rocha Peixoto, agora extinto, em parceria com a biblioteca escolar, tem como objetivo contribuir para melhorar os níveis de literacia da população adulta. Neste contexto, foi celebrado um protocolo com o município da Póvoa de Varzim, visando o desenvolvimento pessoal e social da comunidade local, numa perspetiva
integrante e integradora, subjacente à aprendizagem ao longo da vida.
LER+mar porque a Póvoa de Varzim é uma terra de mar e o mar é o horizonte infinito para onde as leituras nos transportam. E Ler é aprender, é saber, é conhecer, é descobrir.
As instituições alteram-se mas a vontade de aprender, partilhar e saber mais mantem-se. Nesse sentido, terminamos agora o ciclo de tertúlias, das quais à conversa foi a primeira, seguida de à descoberta, depois a rimar; a lembrar e por último a banhos destacando a partilha das memórias sobre a especificidade desta comunidade, que se
desenvolveu tendo o mar como motor de desenvolvimento nas suas várias vertentes. Fecha-se um ciclo de conversas que pretendeu valorizar o património desta comunidade reavivando memórias registadas, contadas e vividas que constituem a identidade de um povo.
Esta tertúlia terá os contributos de José Azevedo, Marina Sousa Nogueira e Armando Marques, contando ainda com a presença de Luís Diamantino, vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Noel Miranda, representando a Direção da Escola Secundária de Rocha Peixoto.

A comunidade está desde já convidada a Aprender revivendo, conhecendo assim mais um pouco da cultura poveira.