segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O Jornal Panorama em destaque

O jornal Panorama foi notícia!Este ano faz 25 anos do seu lançamento e mereceu destaque no blog do Jornal Público.


Fica o link para aceder ao artigo. O tempo passa e o jornal é algo vivo dentro da nossa escola, acompanhando os tempos de mudança e assim assumiu um outro olhar complementar ao já existente. Sob a forma de wikijornal, surge aberto à colaboração de todos.No entanto, no final de cada período continuará a ser publicada a versão em papel com conteúdos mais alargados.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Debate Associação de Estudantes

Decorreu ontem, no Pavilhão da nossa escola, o debate aceso entre as duas listas concorrentes à Associação de Estudantes, para o ano letivo corrente. Por um lado, esteva a Lista D, representada pelo seu presidente - Tiago Barbosa e pelo tesoureiro - Pedro Pinheiro e pelo outro lado esteve o presidente da Lista X - Eduardo Areias e o vice-presidente - Miguel Ribeiro. Em representação da comissão eleitoral esteve o seu presidente - João Sauane. Ambas as listas apresentaram as suas propostas de trabalho nas áreas sociais, culturais e recreativas, pretendendo , acima de tudo, representar e defender os direitos de todos os alunos desta escola, fazendo a ponte entre estes e a restante comunidade educativa. Foi um debate esclarecedor e bastante participado, o que demonstra que os jovens continuam a envolver-se e a desempenhar o seu papel de cidadãos ativos. A escola é também isto! As eleições decorrem hoje e devem ser, também, muito participadas.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A Biblioteca Escolar na festa dos 21 anos da atual Biblioteca Municipal




No dia 30 de Novembro realizaram-se vários eventos na Biblioteca Municipal, na comemoração dos 21 anos do actual edifício. Entre eles destaco a entrega às Bibliotecas Escolares de um cartão coletivo, que permite o empréstimo de livros e filmes às bibliotecas, que passam assim a dispôr de mais recursos que complementam os seus próprios acervos. Na presença de todos os professores bibliotecários do concelho, o vereador da Educação e Cultura, Dr. Luís Diamantino, entregou os respetivos cartões. Destaque-se ainda a oficina de formação promovida pelo Diretor da Biblioteca Municipal, Dr Manuel Costa, subordinada ao tema “Editar é Comunicar”, destinada, também, a professores bibliotecários que, frequentemente, criam e produzem materiais de divulgação das atividades realizadas nas bibliotecas e que devem ser eficazes para que atinjam o seu objetivo final – comunicar.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Poesia na Biblioteca



Os alunos do 10º L vieram à biblioteca na aula de Português e, juntos, falamos do valor das palavras e da dificuldade de encontrar as melhores para exprimir o que nos vai na alma. Vários alunos leram, em voz alta, poemas de autores que constam do seu manual e partilharam as razões das suas escolhas. Pretendeu-se motivar para a poesia e a biblioteca é o local ideal para se começar a dar os primeiros passos nesse sentido.

Um poema do agrado de vários alunos foi o de Eugénio de Andrade:

         AS PALAVRAS



São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos, as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

LER+mar





É já amanhã que no Diana Bar, pelas 21 horas se vai voltar a conversar e a aprender um pouco mais!
O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Rocha Peixoto, em parceria com a biblioteca escolar, implementou o Projeto LER+ Compensa, com o objetivo de contribuir para melhorar os níveis de literacia da população adulta. Neste contexto, foi celebrado um protocolo com o município da Póvoa de Varzim, visando o desenvolvimento pessoal e social da comunidade local, numa perspetiva integrante e integradora, subjacente à aprendizagem ao longo da vida.
LER + mar porque a Póvoa de Varzim é uma terra de mar e o mar é o horizonte infinito para onde as leituras nos transportam. Ler é aprender, é saber, é conhecer e, a conversar também se aprende. Assim, o ciclo de tertúlias, das quais à conversa é a primeira, pretende abordar aspetos diversos da cultura local, através da partilha de vivências dos intervenientes.
à conversa aprender conversando tem como ponto de partida a tradição das tertúlias da comunidade poveira, sejam elas mais ou menos formais.
Esta tertúlia terá os testemunhos de João Marques e de Armando Marques, sendo orientada por Luís Diamantino, Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e por Noel Miranda, Diretor do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Rocha Peixoto.
A comunidade está desde já convidada para Aprender Conversando.

Livros que saltam à vista



Os Animadores da Rocha, do 11ºQ  deram vida a alguns livros e fizeram trabalhos fantásticos. O circo, as estações do ano, manutenção física e outros temas foram animados e resultaram em verdadeiros livros que saltam . Podes visitar a exposição na tua biblioteca.