quinta-feira, 3 de maio de 2012

18 de maio Dia da Escola

António da Rocha Peixoto



Naturalista, arqueólogo e etnógrafo português, António Augusto da Rocha Peixoto nasceu a 18 de maio de 1868, na Póvoa de Varzim, e formou-se na antiga Academia Politécnica do Porto. No início da sua carreira começou por se interessar pelas ciências naturais, mas rapidamente incluiu nos seus temas prediletos os assuntos que diziam respeito à etnografia. Foi considerado um dos mais brilhantes etnógrafos portugueses vindo do século XIX. Amava os temas relacionados com a cultura material e a organização comunitária das populações. Cientista invulgar, detentor de um método científico que fez escola e que esteve na origem de um género de investigações, Rocha Peixoto foi uma figura ímpar da Etnografia em Portugal
Para além da Etnografia, possuía ainda um profundo conhecimento de História de Arte e de Arqueologia, tendo escrito diversos artigos sobre estes assuntos. Faleceu prematuramente, no auge da sua carreira, com apenas 42 anos (02/05/1909, Porto).
Ao longo da vida ocupou diversos cargos de relevo. Foi naturalista-adjunto do Gabinete de Mineralogia, Geologia e Paleontologia da Academia Politécnica do Porto e diretor da Biblioteca Pública e do Museu Municipal do Porto. Foi ainda um dos fundadores e um dos principais dinamizadores da Revista de Ciências Naturais e da revista Portugália. Deixou-nos uma obra vastíssima com mais de 200 artigos, ensaios, monografias, etc
A história mais detalhada pode ser consultada aqui.

Escola da minha vida( Atuação da Rocha Peixoto)



Podes visualizar o vídeo aqui

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Problema de matemática

Completa os espaços em branco com números, de modo a que a frase abaixo faça sentido.





Se __________ homem__________ num bar e __________ beber __________ pagar, vem__________ polícia e diz: 
“__________ prender!”

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ESCOLA DA MINHA VIDA

Não te esqueças que é já esta quinta- feira (19 de abril) que decorrerá no Pavilhão Municipal mais uma edição da ESCOLA DA MINHA VIDA.

Junta-te a nós

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Desafio"Magia com cartas"

    Magia com cartas



Para fazeres esta magia, precisas de um baralho de cartas com dez cartas de cada naipe -copas, ouros, paus e espadas.






 Procede da seguinte forma:
-Pede a um colega teu para escolher uma carta qualquer sem te mostrar qual é, voltando a coloca-la no baralho.
-De seguida, o teu colega deverá adicionar o número seguinte ao indicado na carta. Por exemplo, se escolher um três de espadas, ou de outro naipe qualquer, adiciona 4, se escolher o 9 de ouros, adiciona 10, …
 -Agora, pede-lhe para multiplicar o número obtido por 5 e para adicionar ao resultado um número, conforme o naipe que ele escolheu.









- Por último, ele deverá dizer-te o resultado que obteve.
Como adivinhas qual a carta escolhida?
- Subtrair 5 ao resultado obtido. Estás em condições de adivinhar a carta escolhida.
Exemplos: