segunda-feira, 12 de março de 2012

À volta da nossa escola procuram-se criar novos ambientes…

À volta da nossa escola procuram-se criar novos ambientes…
Os alunos do Curso Profissional de Ambiente têm vindo a desenvolver diversas atividades relacionadas com a valorização do espaço envolvente da nossa escola, no contexto de alguns projetos em curso, nomeadamente através da criação de um complexo de charcos.



A colonização destes ecossistemas está desde já a ser preparada através da distribuição de ninhos e alimentadores de aves, a par da plantação de árvores autóctones, de plantas aromáticas e de suculentas, segundo princípios associados ao conceito de agricultura biológica.


Neste âmbito pretende-se dinamizar o espaço que envolve o edifício escolar, criando locais aprazíveis que permitam a aplicação de conhecimentos na área da ecologia, contribuindo para a preservação de ecossistemas que têm vindo a ser ameaçados pelo crescimento urbano desmedido, fomentando a sensibilização para a importância de um desenvolvimento sustentável.



Professores responsáveis . Adosinda Martins, Pedro Monteiro, Primavera Sá – 12ºS

quinta-feira, 8 de março de 2012

A força interior de uma mulher

"Tem sempre presente que a pele se enruga, que o cabelo se torna branco, que os dias se convertem em anos, mas o mais importante não muda! A tua força interior." (Madre Tereza de Cacultá)

Dia 8 de Março, dia internacional da mulher.

Dia da Mulher
Mulher que foi criança...
Mulher que foi menina...
E que rapidamente cresceu...
E quando cresceu...
Tornou-se mulher...
E aí o ser que é...
Mulher... Mulher...
Mulher... Mãe...
Mulher... Avó...
Mulher... Gente...
Porque ser Mulher...
É canalizar tudo...
Tudo e todos...
E tudo gira em seu redor
E quase sempre...
Julga-se insubstituível...
No trabalho... na organização...
Na estrutura do lar...
E a Mulher... esquece-se tantas vezes...
Que também é gente...
Que precisa de ser ela própria...
De viver...
De gostar de si...
E quando consegue...
Que isto aconteça...
Ela é verdadeiramente... Mulher!...

(LILI LARANJO)

Dia Internacional da Mulher

Charneca em Flor

Enche o meu peito, num encanto mago,
O frémito das coisas dolorosas...
Sob as urzes queimadas nascem rosas...
Nos meus olhos as lágrimas apago...

Anseio! Asas abertas! O que trago
Em mim? Eu oiço bocas silenciosas
Murmurar-me as palavras misteriosas
Que perturbam meu ser como um afago!

E, nesta febre ansiosa que me invade,
Dispo a minha mortalha, o meu bruel,
E já não sou, Amor, Soror Saudade...
Olhos a arder em êxtases de amor,
Boca a saber a sol, a fruto, a mel:
Sou a charneca rude a abrir em flor!


( Florbela Espanca)

Dia Internacional da Mulher

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Durante séculos, o papel da mulher incidiu sobretudo na sua função de mãe, esposa e dona de casa. Ao homem estava destinado um trabalho remunerado no exterior do núcleo familiar. Com a Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX, muitas mulheres passaram a exercer uma atividade laboral, embora obtendo uma remuneração inferior à do homem. Lutando contra essa discriminação, as mulheres iniciaram diversas formas de luta na Europa e nos Estados Unidos.

Diz-se que o Dia Internacional da Mulher surgiu na sequência de uma greve, realizada em 8 de Março de 1857, por trabalhadoras de uma fábrica de fiação ou por costureiras de calçado, embora este facto não tenha qualquer rigor histórico.

No entanto, em 1909, um grupo de mulheres socialistas norte-americanas reuniu-se numa jornada pela igualdade dos direitos cívicos, que estabeleceu criar um dia especial para a mulher, que nesse ano aconteceu a 28 de Fevereiro. Ficou então acordado comemorar-se este dia no último domingo de Fevereiro de cada ano, o que nem sempre foi cumprido.

A fixação do dia 8 de Março apenas ocorreu depois de uma manifestação das mulheres de São Petersburgo, que reclamaram pão e o regresso dos soldados. Esta manifestação ocorreu no dia 23 de Fevereiro de 1917, que, no Calendário Gregoriano (o nosso), é o dia 8 de Março. Só a partir daqui, se pode falar em 8 de Março, embora apenas depois da II Guerra Mundial esse dia tenha tomado a dimensão que foi crescendo até à importância que hoje lhe damos.

A partir de 1960, essa tradição recomeçou como grande acontecimento internacional, desprovido, pouco e pouco, da sua origem socialista.

Desde 1975, em sinal de apreço pela luta então encetada, as Nações Unidas decidiram consagrar o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.




quarta-feira, 7 de março de 2012

Olimpíadas da Escrita no Diana Bar

Na passada sexta-feira, dia 2, cerca de cem alunos das escolas do nosso concelho participaram no concurso «Olimpíadas da Escrita». Esta segunda edição do concurso, que se insere no projeto Escola da minha Vida, reuniu estes jovens escritores, que ao longo de hora e meia, se concentraram na produção de textos em prosa ou em poesia. Este ano, o escritor convidado foi o poeta Ivo Machado, que contou uma história de vida, que serviu de tema aos vários trabalhos realizados, no momento, pelos alunos divididos nos respectivos escalões.