quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Explode dos GIFT

Esta capa está o máximo! È nem mais nem menos do que a capa do DVD “Explode”,dos GIFT que também podes ouvir e ver na tua biblioteca.

Reis Magos

A tradição dos Três Reis Magos remonta ao nascimento de Jesus. Os seus nomes seriam Belchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia, e Baltazar, rei da Arábia. Ficaram com estas denominações cerca de oitocentos anos após o nascimento do Messias.
Consta que observaram uma estrela incomum e seguiram-na até à região na qual se encontrava Jesus. Sabendo que havia nascido um rei, foram imediatamente ao palácio de Herodes, em Jerusalém, mas o cruel personagem nada sabia, porém ficou assustado com essa possibilidade, pois já ouvira algumas profecias a esse respeito. Então, teria pedido aos magos que comunicassem se encontrassem o Menino, pois desejava também fazer-lhe uma visita. A sua intenção, porém, era de matá-lo.
Os reis fizeram uma longa viagem até à manjedoura, chegando lá apenas no dia seis de janeiro, daí o Dia de Reis ser comemorado nesta data.
Narra a tradição que eles seguiram a estrela que lhes indicava a localização exata de Jesus, e também que eles teriam oferecido ao Menino ouro, incenso e mirra, o primeiro simbolizando a realeza de Jesus; o segundo, a sua Natureza Divina, a fé, já que o incenso era muito usado nos templos para representar as preces que seguem do Homem para Deus; e o terceiro, a imortalidade e a alusão à sua futura morte no martírio, pois a mirra era muito utilizada para a preparação dos cadáveres, com o propósito de conservá-los infinitamente. Destes magos e de seus gestos herdamos a tradição de dar presentes uns aos outros no Natal.
A Igreja preserva o culto aos Reis Magos, cumprindo assim a profecia de que os reis se prostrariam diante do Messias.
Não há provas históricas da existência desses Reis e no próprio Evangelho são citados apenas por Mateus. O que importa, porém, é que a tradição permanece viva. Em alguns países essa comemoração tornou-se mais importante que o próprio Natal. As festas, que se iniciam próximo ao Natal, são encerradas no dia seis de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

E porque é Natal

É Natal 
É dia de ser bom.
É dia de passar a mão pelo rosto das crianças,
de falar e de ouvir com mavioso tom,
de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças.

É dia de pensar nos outros e, também, nos que padecem,
de perdoar aos nossos inimigos, mesmo aos que não merecem.
                                                                                            
                                                                                             António Gedeão


Gabinete de Mediação e Gestão de Conflitos

A partir de Janeiro de 2012 podes contar com um espaço e uma equipa para te ajudar no âmbito da resolução positiva de conflitos. O gabinete de Mediação e Gestão de Conflitos funcionará na escola, no Bloco B0 e chama -se " O Teu Espaço". Fica atento/a porque vamos dar-te mais informações importantes sobre este projecto.





sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Resultados finais das eleições para a Associação de estudantes

Estão aí, fresquinhos, os resultados da última eleição para a Associação de Estudantes da Escola Secundária Rocha Peixoto – 2011/2012. Venceu a Lista D. A participação efectiva dos alunos na vida da escola reflecte-se em momentos como este. Estão de parabéns todos aqueles que se empenharam, debateram ideias e fizeram propostas para que a Rocha seja uma Escola de Todos para Todos


CARGOS
LISTA D
LISTA P
Direção
639
508
Assembleia Geral
642
515
Conselho Fiscal
640
518




Total de Votantes
1237