Mostrar mensagens com a etiqueta Personagens. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Personagens. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Apresentação de livro e sessão de autografos

 Sexta-feira (4 de maio), às 18h00, apresentação do livro A confissão da leoa, de Mia Couto, seguida de sessão de autógrafos, na Diana Bar.

Mais uma iniciativa a não perder, claro e, por isso, para agendar com tempo. Contamos com todos. A engrenagem não pode parar.

Podem convidar os amigos e os amigos dos amigos. Será, com certeza, um bom pretexto para passarmos um fim de tarde agradável, num espaço de tertúlia por excelência, à volta das palavras e dos livros.

Até lá, abraço.



Sinopse do livro:

“Um acontecimento real – as sucessivas mortes de pessoas provocadas por ataques de leões numa remota região do norte de Moçambique – é pretexto para Mia Couto escrever um surpreendente romance. Não tanto sobre leões e caçadas, mas sobre homens e mulheres vivendo em condições extremas. Como afirma um dos personagens, «aqui não há polícia, não há governo, e mesmo Deus só há às vezes». E A Confissão da Leoa, através da versão de Mariamar, habitante da aldeia de Kulumani, e do diário de Gustavo Baleiro, o caçador contratado para matar os leões – os dois narradores desta história – vai expondo diante dos nossos olhos como a guerra, a fome, a superstição, podem transformar os homens em animais selvagens: «Foi a vida que a desumanizou. Tanto a trataram como um bicho que você se pensou um animal». Sobre e contra este pano de fundo ergue-se uma extraordinária figura de mulher – Mariamar.”

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Charneca em Flor

Enche o meu peito, num encanto mago,
O frémito das coisas dolorosas...
Sob as urzes queimadas nascem rosas...
Nos meus olhos as lágrimas apago...

Anseio! Asas abertas! O que trago
Em mim? Eu oiço bocas silenciosas
Murmurar-me as palavras misteriosas
Que perturbam meu ser como um afago!

E, nesta febre ansiosa que me invade,
Dispo a minha mortalha, o meu bruel,
E já não sou, Amor, Soror Saudade...
Olhos a arder em êxtases de amor,
Boca a saber a sol, a fruto, a mel:
Sou a charneca rude a abrir em flor!


( Florbela Espanca)

Dia Internacional da Mulher

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DEAU na Rocha!

Na 6ªfeira, 10 de Fevereiro, tivemos na nossa escola uma jovem promessa do rap português – DEAU. Daniel Ferreira e o seu DJplayer partilharam connosco pontos de vista sobre a importância da escola nas suas carreiras, sobre o rap em Portugal  e as suas histórias de vida. Esta actividade foi a primeira de outras que surgirão, organizadas pela Associação de Estudantes da nossa escola. Depois de passar a mensagem de que a perseverança e o esforço são meio caminho andado para o sucesso, DEAU improvisou um rap  inspirado nas perguntas que lhe foram feitas durante o encontro. Foi acompanhado por um “beat boxer” da casa que esteve à altura e finalizou o encontro com chave de ouro. Por fim foi possível tirar a foto para recordar e ficar com o autógrafo para a posteridade. A biblioteca estará sempre associada a qualquer actividade que envolva a palavra, escrita ou falada, em papel ou em pessoa!
(podes ver as imagens na galeria do lado direito da página)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

É urgente o amor

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

(Eugénio de Andrade)