quarta-feira, 3 de julho de 2013

Projeto Ler+Mar - 5ª tertúlia

O Projeto LER + Compensa, levado a cabo pelo Centro Novas  Oportunidades da Escola Secundária de Rocha Peixoto, agora extinto, em parceria com a biblioteca escolar, tem como objetivo contribuir para melhorar os níveis de literacia da população adulta. Neste contexto, foi celebrado um protocolo com o município da Póvoa de Varzim, visando o desenvolvimento pessoal e social da comunidade local, numa perspetiva
integrante e integradora, subjacente à aprendizagem ao longo da vida.
LER+mar porque a Póvoa de Varzim é uma terra de mar e o mar é o horizonte infinito para onde as leituras nos transportam. E Ler é aprender, é saber, é conhecer, é descobrir.
As instituições alteram-se mas a vontade de aprender, partilhar e saber mais mantem-se. Nesse sentido, terminamos agora o ciclo de tertúlias, das quais à conversa foi a primeira, seguida de à descoberta, depois a rimar; a lembrar e por último a banhos destacando a partilha das memórias sobre a especificidade desta comunidade, que se
desenvolveu tendo o mar como motor de desenvolvimento nas suas várias vertentes. Fecha-se um ciclo de conversas que pretendeu valorizar o património desta comunidade reavivando memórias registadas, contadas e vividas que constituem a identidade de um povo.
Esta tertúlia terá os contributos de José Azevedo, Marina Sousa Nogueira e Armando Marques, contando ainda com a presença de Luís Diamantino, vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Noel Miranda, representando a Direção da Escola Secundária de Rocha Peixoto.

A comunidade está desde já convidada a Aprender revivendo, conhecendo assim mais um pouco da cultura poveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente aqui a notícia.