sexta-feira, 1 de junho de 2012

01 de Junho Dia Internacional da Criança

O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.
Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de Junho, pois o mês de maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, no mundo inteiro a 1 de Junho de 1950.

 Direitos da Criança.

Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de Novembro de 1959, representantes de centenas de países aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Ela foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, porém, voltada para as crianças.
1.    Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
2.    Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possam se desenvolver fisicamente e intelectualmente.
3.    Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
4.    Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe
5.    As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.
6.    Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
7.    Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer
8.    Todas as crianças têm direito de ser socorridas em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.
9.    Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.
10.    Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente aqui a notícia.

Leituras, contos e recontos!

Após leituras várias, contos e recontos orais e escritos, o Renato e a Beatriz do 11ºI , o João e o Bruno do 12ºK, apoiados pela professora ...